Informação
A passagem da Tempestade Leslie pela Figueira da Foz originou a que os mapas da Leirosa e Costa de Lavos, previstos para o evento, perdessem qualidade técnica. Desta forma o evento irá realizar-se na zona de Quiaios , mapa que tínhamos de reserva para uma eventualidade. Assim sendo, vamos garantir que os mapas terão todas as características técnicas exigíveis para fazer do CNA um evento memorável.
Diretor do Evento: Rui Mora
Supervisor FPO: Bruno Nazário
Mapa – Quiaios Sul
Cartografia outubro 2018 – Alexandre Reis
Traçador Percursos – Rui Mora
Impressão Mapas – Carlos Lisboa – RGB
Escalões de Formação e Competição
- Escalões de Formação destinam-se para atletas até aos 12 anos. Os escalões de competição destinam-se a atletas federados com experiência na modalidade;
- Consulte na página das inscrições a lista dos escalões de formação e competição;
- Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões.
Percursos Abertos
- Os percursos abertos destinam-se a qualquer cidadão interessado em experimentar a modalidade, a praticantes sem inscrição válida na FPO ou a quem opte por participar a pares ou em grupo;
- Consulte na página das inscrições quais os escalões abertos que existem e o respetivo grau de exigência técnica e física;
- Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões abertos.
Classificações
O resultado final da competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2018). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF
Campeonato Nacional Absoluto:
- Classificação Individual: Os vencedores do Campeonato Nacional Absoluto (feminino e masculino) serão encontrados pelos resultados da Final A;
- Classificação Colectiva: A classificação de clubes no Campeonato Absoluto Pedestre é efectuada em ambos os géneros e obtém-se pela soma dos tempos dos 5 melhores atletas do clube que participem na final A. Caso nenhum clube tenha 5 atletas na final, serão contabilizados os tempos dos clubes com mais atletas classificados (podendo ser apenas um clube e nesse caso sendo automaticamente o clube campeão).
Para efeitos da classificação coletiva, no Campeonato Absoluto, temos:- 1 – No apuramento não se aplica qualquer fator de ponderação contando todos escalões a 100%.
- 2 – Na final os atletas que participam nos vários escalões têm a ponderação definida de acordo com artigo 38º do Reg. Competições da FPO e os que disputam a Final A são contabilizados a 150% (multiplicada por 1,5) e considerada no seu escalão de participação nas eliminatórias. Esta pontuação é calculada com base na vitória de 100 pontos e não com base nos 120 pontos transpostos para o ranking individual e não há limite mínimo de 90 pontos como no ranking individual.
Prémios
- Prémio (medalhas FPO) para os três primeiros atletas femininos / masculinos e diplomas para os 4º e 5º s classificados da Final A;
- Troféu FPO para os clubes vencedores da classificação Feminina e Masculina.
- Prémio para os três primeiros classificados dos escalões que não têm acesso à final A (H/D 14);
- Prémio para os três primeiros classificados dos escalões de competição que não tenham tido atletas apurados para a Final A.
- Haverá lembranças para todos os participantes dos escalões H/D10 e H/12
Sistema de Controlo Sportident
- Nesta prova será utilizado o sistema electrónico Sportident para controlo da execução dos percursos.
- Cada atleta ou equipa leva, além do mapa, um SI Card (a organização aluga a quem não tiver).
- O atleta ou grupo (em escalão aberto) comprova a sua passagem por cada ponto de controlo inserindo o SI Card no orifício da Estação SI de cada ponto de controlo (esperar até ouvir o bip e/ou o piscar do 2 led de confirmação).
- Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida no mapa, sob pena de desclassificação.
- Na chegada os dados do SICard são lidos para verificar a correcta execução do percurso.
- Em caso de falha comprovada do sistema Sportident, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa (R1, R2 e R3).
- Os chips alugados deverão ser devolvidos no final da prova no secretariado;
- A perda ou não devolução do SI Card alugado implica a perda da caução de 30 € paga / entregue quando do aluguer do SI Card.
- Caso o atleta altere o SIcard tem obrigatoriamente, antes da sua partida, que oficializar essa alteração no secretariado. Não serão autorizadas partidas de atletas com alterações de dados que não tenham a validação do secretariado.
Tempos de partida e tempo máximo de prova
- Não haverá alterações na hora de partida no próprio dia em escalões de competição;
- Os escalões de H/D 10, H/D 12 e os escalões abertos terão hora de partida atribuída, mas como referência apenas para não criar um grande aglomerado de atletas no mesmo minuto. Deverão iniciar a sua prova utilizando a Base “Start” que estará na Zona de Partidas como habitual.
- Tempo limite para cada percurso: 02h00 (duas horas).
Arena
Incluirá a zona das Partidas, Chegadas, Secretariado, Bar, Baby Sitting, Primeiros Socorros.
Partidas
Estarão devidamente sinalizadas a partir da Arena, a cerca de 500 a 800 m de distancia.
Chegadas
Na arena.
Secretariado
A funcionar na arena de competição nos 2 (dois) dias. As chaves das viaturas podem ser guardadas no Secretariado.
Banhos
No Pavilhão do Solo Duro – R. Rio de Cima, 3080-289 Figueira da Foz.
Baby Sitting
Na Arena de competição.
Bar
Nos 2 dias do evento haverá na arena um serviço de bar e refeições rápidas.
Primeiros Socorros
Em cada etapa estará montado um sistema de apoio e prestação de primeiros socorros. Mediante a verificação de cuidados acrescidos, será feita a evacuação e transporte para unidade de saúde identificada para o efeito.
Estacionamento
Entre 50 e 300 m da arena
Centro do Evento
Arena do Evento
Solo Duro
Escola Infante D. Pedro Buarcos
R. Rio de Cima, 3080-289 Figueira da Foz.
Sexta feira possibilidade de Solo Duro na Sexta Feira contactando a Organização – 914252591
Recolha de Mapas (fair-play)
- Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Por esse facto, apela-se ao fair-play de todos os participantes.